sexta-feira, 1 de julho de 2011

LUCAS DO RIO VERDE ADERE AO PACTO CONTRA AS QUEIMADAS


    Quarta, 22 de junho de 2011, 15h59

    AÇÃO INTEGRADA

    Lucas do Rio Verde adere ao 'Pacto pela Redução das Queimadas'

    ASSESSORIA

    Assessoria/Sema-MT

    O prefeito em exercício de Lucas do Rio Verde - município localizado a 354 quilômetros de Cuiabá -, na Região Norte do Estado, Joci Piccini, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluízio Bassani, assinaram na manhã desta terça-feira (21.06) o termo de adesão do município ao programa “Mato Grosso Unido Contra as Queimadas”. O programa, lançado em maio, foi construído de forma conjunta entre o Governo do Estado - Secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Educação (Seduc), de Saúde (SES), de Comunicação Social (Secom), Comitê de Gestão do Fogo -, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria Municipal de Saúde, com a parceria do Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e Associação Mato-grossossense dos Municípios (AMM), e propõe a união de esforços em todas as esferas de governos, estadual e municipal, e a sociedade, para uma ação integrada, de caráter preventivo, de educação ambiental.

    O pacto contra as queimadas tem como objetivo reduzir em até 65% o número de focos de incêndio, em relação a 2010, por meio da implementação de medidas como a realização de campanhas educativas, implantação do Comitê Municipal de Gestão do Fogo e priorização das ações de fiscalização de terrenos baldios.

    Dados do Governo do Estado de Mato Grosso revelam que no ano passado foram registrados aproximadamente 255 mil focos de calor em todo o Estado, o número representa um aumento de mais de 642% em comparação a 2009.

    Segundo o prefeito em exercício, Joci Piccini, em Lucas do Rio Verde a meta é reduzir de 304 focos, registrados no ano anterior, para no máximo 106 casos neste ano. Para isso, o poder público municipal dará início a uma campanha de conscientização sobre os danos que as queimadas podem oferecer tanto ao meio ambiente, como à saúde humana.

    Piccini explicou que as medidas serão dirigidas a toda população, independente da área em que reside e consistem em ações que visam a prevenção aos focos, a conscientização quanto aos riscos e o tratamento das pessoas com doenças respiratórias causadas pela combinação estiagem e queimadas.

    A campanha prevê ainda o monitoramento dos focos de calor, por meio das informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a implantação do Comitê Municipal de Gestão do Fogo, responsável pelo planejamento e execução das medidas de fiscalização e combate as queimadas.

    Também assinaram o pacto, a promotora de justiça Patrícia Eleutério Campos e o juiz de direito Júlio César Molina Duarte Monteiro.

    Além de Lucas do Rio Verde, vários municípios já assinaram o Pacto, entre eles Cuiabá e Sinop.

    (Com informações da Assessoria/Prefeitura)

    http://www.secom.mt.gov.br/ng2/conteudo2.php?sid=53&cid=70687&parent=0

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário